domingo, 10 de dezembro de 2006

O TREINADOR


JULIO LOURENÇO, é um treinador com ideias ofensivas. Sabe exactamente o que quer e consegue facilmente transmiti-lo aos seus jogadores, sabe dizer a palavra certa, na hora certa, á pessoa certa. Não presisa de muitos minutos para analisar um jogo ou um jogador e ter consciência das suas capacidades técnicas. Vive constantemente penetrado nas suas contas, toma nota de tudo o que acontece e toma o seu plano em função das suas estatisticas, capaz de desenhar um plano e fazer tudo para cumpri-lo jogo a jogo. Julio é um treinador do mais organizado que pode haver, sempre pontual e pronto para defrontar qualquer adversário com os recursos que tem em mão. Analiza a sua equipa adversária a fundo e sabe utilizar as suas melhores armas para atacar no seu ponto mais fraco, sabe também como esconder os pontos fracos da sua equipa.
Julio sabe conquistar o respeito dos adeptos e dos jogadores, é uma pessoa entusiasmante, excelente lider com um espirito de liderança impressionante, sabe como motivar a sua equipa e manter um bom espirito no balneário, mesmo quando os resultados não ajudam.
Um bom treinador não é o que está num clube grande e ganha os jogos todos aos mais fracos. O maior desafio de um treinador é iniciar num clube a partir do nada, sem recursos, um clube pouco apoiado pela autarquia em relação a outros clubes, sem dinheiro, sem as melhores condições de trabalho, pegar num grupo de jogadores que gratuitamente praticam futebol e saber entusiasmá-los, obter bons resultados mesmo sem recursos. Colocar este clube pequeno na luta com os melhores pelos primeiros lugares, este sim é um desafio para um treinador que se preze. Julio é um treinador para alem da bola, sabe utilizar a moral dos seus jogadores, prova disso nas substituições que executa durante os jogos em que muitas decidiram resultados. O lagameças não esquece este trabalho e agradece a toda a equipa técnica que tem desenvolvido um trabalho notável e fica a marca de que o Lagameças é o campeão de Inverno, chegando ao final da primeira volta em primeiro com 3 pontos de avanço sobre o Grandola e Almada.
Não temos um relvado sintético mas temos um treinador que se chama Julio.
Muitos parabéns.